As células-tronco são células que tem a capacidade de se dividir e se transformar em qualquer um órgão do corpo humano. Por causa disso são tão importantes e alvo de muitos pesquisadores.
Possuem dois tipos: Células-tronco adultas, que podem ser encontradas em diversas partes do corpo humano como no cordão umbilical, na medula óssea, na placenta. Pelo fato de serem retiradas da próprio paciente, oferecem baixo risco de rejeição nos tratamentos médicos. Mas apresentam uma capacidade de transformação bem menor do que as células-tronco embrionárias.
Células-tronco embrionárias: são aquelas extraídas do animal ainda na fase embrionária. Possuem grande capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de célula.
Servem principalmente na aplicação terapêutica, usadas para combater doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.
O objetivo principal das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por doenças e traumas. E assim, por exemplo, trazer de volta os movimentos de membros, a pessoas que perderam em acidentes, curar o mal de Alzheimer, leucemia, mal de Parkinson, várias lesões e doenças degenerativas seriam resolvidas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário