Powered By Blogger

domingo, 27 de junho de 2010

Pegada Ecologica

Minha pegada ecológica: Se todos vivessem como eu, seria necessária uma capacidade de regeneração de 1.8 planetas por ano e para sustentar meu estilo de vida, toma-se 3.2 hectares globais de área bioprodutiva do planeta Terra.

Nosso planeta está se sendo destruido aos poucos e os causadores disso somos nós que não cuidamos dele como deveria, poluindo o ar a água com industrias que trablham para produzir produtos, muitos deles para satisfazer desejos futeis da população. Em volta do mundo pesquisadores e ambientalistas dedicam todo seu tempo para tentar salvar nossso planeta, aprezentando projetos e dicas que devemos seguir para a preservação. Algumas delas são: cozinhar em panela de pressão para poupar gás, comer menos carne vermelha, usa mais o ventilador ao invés de ar-condicionada que gasta 90% menos energiaa, use lampadas fluorescentesao invés de incandescentes, use papal reciclado, plante uma árvore e por fim ande menos de carro pegue o metro. O principal envolvido nessa destruição é o homem gerando o aquecimento global, que é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra. Pesquisas referenciadas pelo IPCC projetam que as temperaturas globais de superfície provavelmente aumentarão no intervalo entre 1,1 e 6,4 °C entre 1990 e 2100. A variação dos valores reflete no uso de diferentes cenários de futura emissão de gases estufa e resultados de modelos com diferenças na sensibilidade climática.
Com isso podemos ver que se não tomarmos medidas já nosso planeta vai aquecer cada vez mais. Se cada um fizer sua parte reciclando, comendo menos carnes vermelha que é tambem um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Devido a criação dos bovinos pelo mau cheiro que eles exalam, conhecido como metano, que é um gás inflamável e poluente. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma enorme quantidade de água. Cada 1 kg necessita de 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango consome 10 litros. Portanto consuma carne branca, ande menos de carro e recicle mais, que o planeta agradece! Faça sua parte que vou começar a fazer a minha.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Células-tronco

As células-tronco são células que tem a capacidade de se dividir e se transformar em qualquer um órgão do corpo humano. Por causa disso são tão importantes e alvo de muitos pesquisadores.
Possuem dois tipos: Células-tronco adultas, que podem ser encontradas em diversas partes do corpo humano como no cordão umbilical, na medula óssea, na placenta. Pelo fato de serem retiradas da próprio paciente, oferecem baixo risco de rejeição nos tratamentos médicos. Mas apresentam uma capacidade de transformação bem menor do que as células-tronco embrionárias.
Células-tronco embrionárias: são aquelas extraídas do animal ainda na fase embrionária. Possuem grande capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de célula.
Servem principalmente na aplicação terapêutica, usadas para combater doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.
O objetivo principal das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por doenças e traumas. E assim, por exemplo, trazer de volta os movimentos de membros, a pessoas que perderam em acidentes, curar o mal de Alzheimer, leucemia, mal de Parkinson, várias lesões e doenças degenerativas seriam resolvidas.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Estudo da Vida

A biologia, bio=vida, logia=estudo, portanto estudo da vida. Pode ser dividido em varias áreas, nessa postagem vou falar de apenas cinco delas. Começando pelo Talassociclo, correspondente ao ciclo marinho. É dividido em zona fótica: mais profundo que 200 metros, zona sem luz. E zona afótica: até 200 metros de profundidade com luz. Alem disso essas zonas são partidas em litorânea que fica entre as marés alta e baixa. Neritica: a maior biovidersidade se encontra aqui, até 200 metros, Batial fica entre 200 e 2000 metros de profundidade e Abissal: mais de 2000 metros.
Limnociclo que corresponde ao biociclo dulcíola. Ele é partido em Província Lótica, águas em movimento, como rios, cachoeiras, córregos e arroios. E Província lêntica conjunto de águas paradas como lagos, lagoas e açudes.
E por ultimo o nosso biociclo terrestre, Epinociclo, existe aqui os mais variados biomas, como taiga, tundra, floresta temperada, caatinga, cerrado, dunas e pampa gaucho são alguns dos varios biomas terrestres, cada um com seu clima sua fauna e flora diferenciada.
Agora vou falar de uma outra área da biologia o corpo humano. Anatomia é o Estudo das estruturas internas e externas do corpo humano e as formas de organização das células, tecidos, órgãos e sistemas, vou comentar mais especificamente a osteologia. O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo. É caracterizado por uma matriz extracelular endurecida pela presença de compostos de cálcio em suas estruturas.
Um conjunto de ossos formam o esqueleto, que sustentam o corpo e serve de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento. Certos conjuntos de ossos protegem alguns órgãos internos, como o crânio que protege o cérebro.
A Genética é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração. A genética foi desvendada em 1864 por Gregor Mendel que estabeleceu pela primeira vez os padrões de hereditariedade de algumas características existentes em ervilheiras, mostrando que obedeciam a regras estatísticas simples. Embora nem todas as características mostrem estes padrões de hereditariedade mendeliana, o trabalho de Mendel provou que a aplicação da estatística à genética poderia ser de grande utilidade. A partir dessa análise estatística, Mendel definiu o conceito de alelo como sendo a unidade fundamental da hereditariedade. O termo alelo foi usado por Mendel para expressar ideia de gene, no entanto hoje ele é utilizado para especificar uma variante de um gene.
Mendel não tinha conhecimento da natureza física dos genes. Atualmente sabemos que a informação genética está contida no DNA. A manipulação do DNA pode alterar a hereditariedade e as características dos organismos.
Com um pouco de algumas das áreas da biologia expressas por mim aqui podemos notar a presença dela em nosso dia-a-dia. Como nos oceanos, na biodiversidade que temos do nosso Epinociclo terrestre. Podemos visualizar isso numa simples ida ao zoológico, ou até em nós mesmos.